"Meus textos são como o pão do Egito, a noite passa sobre eles e já não podes mais comê-los" (Rumi)

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Joesley Batista e Cora Coralina...

"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. 
Caminhando e semeando, no fim terás o que colher". 
Cora Coralina
(poetisa de Goiás Velho)



Hoje, quarta-feira de junho, vésperas do feriado de Corpus Christi, encontrei o mendigo K. indo na direção do Supremo Tribunal da Justiça acompanhado por um livreiro aqui da cidade. Ia quase eufórico e levava nas mãos uma pequena agenda. Foi logo me informando que ia ver se conseguia um autógrafo do Joesley Batista, aquele dos açougues - agregou. Fiquei meio confuso, pois achava que o cara ainda estivesse no exterior, mas continuei ouvindo-o com atenção: 
Joesley é o cara! Bradou com entusiasmo. 
Já batalhei para conseguir o autógrafo do Mandela, do Pierre bordieu, do Jacques Dèrrida, do José Saramago e de outras personalidades que passaram por aqui, mas nenhum me entusiasmou tanto como esse do Joesley. 
Tenho certeza que conseguirei! Esse é o cara! 
Além do golpe de mestre que deu na juizada, na máfia política e empresarial do país e em todos nós, depois de emprestar suas contas no exterior para comparsas monoglotas e de menor valor, está soberba e voluntariamente de volta. E, ao contrário do que a mídia, a polícia e os invejosos em geral diziam, não estava passeando luxuriosamente pela Quinta Avenida de Nova Iorque, mas em Pequim, quem sabe, até singelamente visitando o mausoléu de Mao Tsé Tung, lá na Praça Tianamem (Praça da Paz Celestial), comendo pato laqueado e indo a Shangai fazer negócios... Quem é que poderia imaginar que as montanhas e a Serra dos Pirineus, o rio das Almas e os cafundós de Cora Coralina seriam capazes de produzir uma lucidez destas?
______________________________________________________
Em tempo: Uma velhinha basca e fanaticamente cristã que sempre encontro ali no mercado, falando de toda essa putaria nacional me indagou: Mas, afinal, como se perguntava Sor Juana Inés de la Cruz: quién peca más, las que pecan por la paga, o los que pagan por pecar? 

7 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=WpePJyWuvtQ

    ResponderExcluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=8XQ2Q-PUtEs

    ResponderExcluir
  3. https://www.youtube.com/watch?v=uKHGsafEabs

    ResponderExcluir
  4. http://veja.abril.com.br/brasil/stf-rejeita-pedido-para-anular-acordo-de-delacao-da-jbs/

    ResponderExcluir
  5. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2017/06/15/internas_polbraeco,602668/jbs-faz-defesa-previa-de-delacao-no-stf.shtml

    ResponderExcluir
  6. https://www.youtube.com/watch?v=7eVuWC8mAic

    ResponderExcluir
  7. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2017/06/20/internas_polbraeco,603475/noruega-apura-pagamento-de-propina-para-ex-diretores-da-petrobras.shtml

    ResponderExcluir