sexta-feira, 22 de maio de 2015

L'ignoranza delle persone colte...

"Le persone que hanno meno idee di tutti sono gli scrittori e i lettori. É meglio non sapere né leggere né scrivere che non saper fare altro che questo. Quando si vede un fannullone con un libro in mano, si può essere quasi certi qui se tratta de una persona senza né forza né voglia di stare attenta a ciò che le accade intorno, o dentro la testa…." William Hazlitt

"Più lingue uno uomo apprende più danni arreca al suo talento: e il tempo e la fatica spesi li sconta tutti interi in qualche modo. L'ebraico, il siriaco e il caldeo son lingue che confondono la ragione, estravolgon la mente che si sforza di funzionare al contrario, in accordo ai loro alfabeti mancini. Eppure chi sa dire solamente assurdità, ma in diverse lingue passerà per più colto di colui che sa ragionar bene nella propria…" Samuel Butler

2 comentários:

  1. Podría decirse de él que lleva su entendimiento en el bolsillo o lo dejó em casa, en los estantes de su biblioteca. Teme aventurarse en un razonamiento cualquiera, sea del orden que sea, o arriesgar una observación que no le fue sugerirla mecá-nicamente al pasar sus ojos por un texto impreso; rehuye el esfuerzo del pensamiento que, por falta de práctica, ha llegado a resultarle intolerable; y se da por muy contento com una tediosa e interminable sucesión de palabras e imágenes a medio formar, que llenan el vacío del espíritu, y se van borrando unas a otras. William Hazlitt

    ResponderExcluir
  2. MÔNICA PRADO TORRES22 de maio de 2015 às 14:54

    Hoje é dia de Santa Rita de Cassia... Por alguns minutos e esse era o nome que minha avó havia me escolhido - Rita de Cassia - O nome de sua santa de devoção... Apesar de ser sido criada dentro do catolicismo e estudado em colégios religiosos, eu nunca fui muito dedicada aos assuntos religiosos, porém depois de tantos anos no exílio, estou fazendo preces até para duendes, fadas, saci, papai noel...

    ORAÇÃO A SANTA RITA DE CÁSSIA
    Ó poderosa e gloriosa Santa Rita,
    eis a vossos pés um alma desamparada que,
    necessitando de auxílio,
    a vós recorre com a doce esperança
    de ser atendida por vós
    que tendes o incomparável título
    de SANTA DOS CASOS IMPOSSÍVEIS E DESESPERADOS.
    Ó cara Santa, interessai-vos pela minha causa,
    intercedei junto a Deus
    para que me conceda a graça
    de que tanto necessito:

    “- Santa Rita de Cassia, padroeira das causas impossíveis, por favor, libertai-me do exílio e da perseguição política. Fazei-me livre para que eu possa viver em paz e prosperar na esperança de querer viver... Libertai-me de todos os meus inimigos, desde o mais simples contratado ao mais importante governante e/ou empresário. E se não for pedir muito, que se faça justiça por todos os males que me fizeram e pelos meus entes queridos que foram assassinados durante a perseguição, principalmente a minha filha...
    Só a justiça Divina poderá me ser concedida, porque a justiça dos homens não existe...
    Dá-me força para que eu não me suicide, ainda mais...”
    Não permitais que tenha de me afastar
    dos vossos pés sem ser atendido.
    Se houver em mim algum obstáculo
    que me impeça de obter a graça que imploro,
    auxiliai-me para que o afaste.
    Envolvei o meu pedido
    em vosso preciosos méritos
    e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus,
    em união com a vossa prece.
    Ó Santa Rita,
    eu ponho em vós toda a minha confiança;
    por vosso intermédio,
    espero tranquilamente a graça que vos peço.
    Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós.
    Por favor, ouvi minha súplica... MÔNICA PRADO TORRES – RIO DE JANEIRO - RUA HENRIQUE VALADARES, 28 – 20º. ANDAR.

    ResponderExcluir